Fracasso escolar - em estudos sobre mecanismos intra-escolares da seletividade social da escola, percebemos que, embora tenha havido avanços nas investigações sobre a situação da escola e do ensino, a tendência de atribuir ao aluno as causas do fracasso escolar não foi superada, apenas acrescida de considerações sobre a má qualidade de ensino.
A repetência deve ser um recurso extremo. Deve ser estudado, caso a caso e como adequar a cada aluno para que esteja de fato a serviço da escolaridade com sucesso.
Muito tem se falado em inclusão e o que percebemos é a exclusão do fracasso escolar, fracasso produzido pela própria escola.
A escola precisa estar atenta para as competências individuais e estas devem ser valorizadas e incentivadas, buscando a superação das dificuldades dos alunos.
A permanência dos alunos na escola é um dos grandes desafios da educação. Os envolvidos no processo pedagógico tem buscando atenuar os números da evasão que são alarmantes.
Práticas alternativas e criativas devem ser inseridas em todas as unidades escolares, onde o resgate do aluno evadido seja efetivo, assim como evitar sua saída da escola antes do término de seus estudos.
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