Avaliação escolar não é apenas aplicar provas, mas sim, avaliar-se tudo o que o aluno faz, e aplicar outras atividades! Este Webfólio tem por objetivo compartilhar o conhecimento adquirido na disciplina de Avaliação da aprendizagem.
Síntese do texto Uma polêmica em relação ao exame
Em termos operativos a política educativa - de corte neoliberal tem como um de seus objetivos a redução do gasto na educação, a ordem dada é “fazer mais com menos”. A ideia é que eles consigam bons resultados e que o gasto para cada aluno seja menor no sistema educativo.
O papel do exame é ser o instrumento a partir do qual se reconhece administrativamente um conhecimento, da mesma forma que sabemos que por ele não tem como indicar o grau de conhecimento de um sujeito. Um estudo sobre a história do exame mostra a falsidade que a de pensar que após uma aula, os alunos devem ser examinados para saber se adquiriram ou não algum conhecimento apresentado na sala.
Alguns fatos que indicam essa falsidade são: 1. O exame era usado pra eleger membros das castas inferiores pela burocracia chinesa, 2. Antes da idade média não existia nenhum sistema de exames ligado à pratica educativa, 3. É uma herança problemática do século XIX que ainda hoje padecemos.
O exame é marcado pelas questões sociais, sobretudo aquelas que não pode se resolver, e, é espaço de convergência de inúmeros problemas, sendo eles sociológicos, políticos, psicopedagógicos e técnicos. Ele é um instrumento que não pode por si mesmo resolver os problemas gerados em outras instâncias sociais.
De acordo com a primeira inversão, a de problemas sociais em problemas técnicos, a ideia do exame é determinar se o sujeito pode seguir de uma serie para a outra ou não, também em ideia como permitir o ingresso de um indivíduo ao sistema particular e de legitimar o saber através de certificações.
De acordo com a segunda inversão, a de problemas metodológicos a problemas de rendimento, mostra-se que uma pesquisa cuidadosa na história tem como resultado que não existia nada similar ao exame em muitas práticas pedagógicas. O exame era um espaço publico para mostrar a competência que se havia adquirido. O exame tem novas funções: certificar e promover.
De fato, a pedagogia deixará de referir-se ao termo exame, o substituirá por teste e depois por avaliação. As duas concepções (testes e avaliações) são o resultado de uma transformação social provocada no Estados unidos.
Após alguns estudos específicos, o teste foi considerado um instrumento científico, muito eficiente, que poderia determinar infinitos fatores psicológicos de um indivíduo. Até os anos de 1920, a sociedade norte-americana estava eufórica pelo desenvolvimento dos testes.
O uso educativo dos testes, possibilitaram que na escolar se apresentasse o debate biologista, nele se nota as diferenças individuais dos alunos, se estabelecia aqueles que mereciam receber a educação e aqueles que estavam destinados a ser operários.
Concluindo, o exame departamental é interessante, pois, com ele é feito o controle na sala de aula e for a dela, e com isso pode-se medir igualmente todos os alunos em forma objetiva. Tudo isso também com o auxilio do computador.
BARRIGA, Angel Diaz. Uma polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Tereza (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. Ed. Rio de janeiro: DP&A, 2003, p.51-82.
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